segunda-feira, 31 de março de 2008

COMENTÁRIO DE SALOMÃO GURGEL

Não só existem os umbigos dos políticos!

Garibaldi quer eleger Hermano. Wilma, Rogério. Agripino, que não tem ninguém, ensaia com Micarla. Luiz (Almir) anda no mato sem cachorro, pois nem de Geraldo é candidato! Nós, do PT, vamos com Virginia. Ou com Mineiro... Mas queremos que todos fiquem com um dos nossos: ou Mineiro ou Virginia!

Nesta história ainda cabe o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, que dizem ser o grande eleitor da capital. E aí ficam todos fazendo a dança do “quero apoio”. Em meio da maior crise moral da sua história, o Senado elegeu Garibaldi o seu presidente: aqui, nós, os potiguares ficamos super felizes, e ficamos esperando as suas bênçãos. Ah, se Gari nos apoiasse!

Oh, mais íamos esquecendo o Henrique Alves! Não pode! O homem é líder do PMDB, que tem a maior bancada da Câmara, majoritário também no Senado. E ele tem assento pertinho nas reuniões com Lula. É importante ouvir H. A.

E que ninguém ouse marchar sozinho sem o aval da nossa governadora! Afinal, ela é muito bem avaliada! E candidato que não for por ela abençoado, não terá pernas pra ir muito longe!

E até o Zé Agripino, que estrebucha no Senado contra Lula, mas agoniza eleitoralmente no Rio Grande do Norte, tenta se apresentar com tábua de salvação para a candidatura da verde Micarla!

O maior enigma, indecifrável para os pobres mortais, é a base de sustentação do governo Lula, que parece ter igualado todos os políticos do RN, enquadrado todo mundo. Mas que não é verdadeiro!

O povo, o eleitor, não entra nesta história! Só vai até as pesquisas... Afinal de contas, eleitor, hoje, é apenas aquele individuo que é selecionado, um entre mil, pra dizer se vai votar em fulano ou sicrana. Os partidos políticos se amiudaram na sua coragem de apresentar alternativas e propostas de mudança. Fazemos ensaios para conquistar apoios de (im)prováveis aliados e não a adesão da sociedade para idéias de como melhor governar.

Até mesmo, nós, do PT, perdemos a perspectiva histórica de irmos mais longe, de chegar ao poder com a determinação de balançar, sacolejar, mexer, torar, limpar, plantar e fazer nascer o novo, mais puro, mais perfeito, mais saudável!

O máximo que queremos é ter o apoio de Garibaldi. Ou de Wilma. Ou de Carlos Eduardo. Ou de Henrique. Ou, por que não?, de todos eles!

Oh, tempos! Oh, Homens! Coisa ruim para a Política. Pior ainda para a Vida! Que triste, viver sem sonhos! Pior ainda, sem esperanças! Me agarro ainda a uma velinha, que começou a brilhar na escuridão da política de Natal, com a marca VIRGÍNIA, que poderá iluminar esse imenso espaço, se os nossos políticos não olharem, apenas, para os seus umbigos! Escrito por Salomão Gurgel às 21h43

domingo, 30 de março de 2008

FESTA DE COLAÇÃO DE GRAU


Muita festa sexta feira na cidade de Apodi. Enquanto muitos comemoravam por ter passado no P S V - vestibular da UERN, os professores do Proformação comemoravam suas Colações de Graus, as turmas de Matemática, Biologia e Letras, total de 56. A cerimônia aconteceu na Igreja de Cristo que ficou lotada, com a presenças dos formandos é claro, padrinhos e convidados. Os homenageados especiais da universidade foram; Reitor, Dr. Milton Marques de Medeiros, Vice Reitor Prof° Dr. Aécio Cândido de Souza, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação; profª Francisca Claudionora da Silveira.Coordenadora Geral do Proformação; Profª Elizabeth Silva Viega, Diretor da FANAT; Profº . Dr. Francisco Arnaldo Viana, Chefe do Departamento Acadêmico de Matemática, Profª Raimunda Braz dos Santos. O nome da Turma; Francisco das Chagas Amorim, o Paraninfo;de todos, José Pinheiro Bezerra, a Turma de Matemática, o Padrinho foi Francisco Hélio da Costa. Depois da Solenidade de colação graus, cada Turma fez seu baile de Comemoraçao em um lugar distinto, O do curso de Matemática foi na Churrascaria do Passeio Hotel, onde teve muita festa, com discurso, fotos, cerveja, jantar e a famosa valsa dos formandos. A turma concluinte é composta pela seguintes pessoas: Antonia Nilde da Conceição – Apodi, Francisco Cleomar Rocha Silva- Itaú , Francisca Fábia da Costa do Carmo- Apodi, Francisca Viviane de Lima Soares- Apodi, Ismar Ramalho da Silva – Felipe Guerra, Liduína Fernandes Moreira- apodi, Maria Rita Carlos de Morais Tavares- Apodi, Maria Ivaneide Gomes Fernandes de Morais- Caraúbas, Maria Edileusa Dantas de Souza Câmara –Apodi e Maria Gorete de Freitas- Apodi. Há dois momentos especiais na vida, um é quando a gente casa outro é quando terminamos os nossos estudos do terceiro grau, a tão almejada formatura, pois um decide nossa formação familiar a outra, nossa vida profissional, mesmo que venha acontecer outras vezes, casamentos ou formaturas, nunca é como a primeira vez. Por isso os formandos estavam tão ansiosos e suando frio no ato da solenidade.

quinta-feira, 27 de março de 2008

CHAPA DE GILBERTO DIOGENS GANHA








Otem também aconteceu as eleições do SIDISERPRUM (Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Mossoró), estivemos acompanhando a votação dos filiados que compareceram em peso nos locais de votação, é um sindicato importante, com um total de 2.361 filiados, onde uma média de 50%, de seu quadro pertence ao magistérioe o restante é funcionários e gari. A votação aconteceu na sede, que fica localizada enfrente a Estação das Artes, mais quatorze pontos diferentes, incluindo também a zona rural do município de Mossoró, estivemos lá, juntamente com João Bosco dando um força para a Chapa um, que foi a grande vitoriosa. O professor Gilberto Diógenes é o atual presidente, ganhou para mais um mandato juntamente com sua vice, professora Marilda Maria.Derrotando a chapa dois; o resultado foi o seguinte:
CHAPA 01 848 VOTOS
CHAPA 02 660 VOTOS
BRANCOS 06 VOTOS
NULOS 14 VOTOS
TOAL 1528 VOTOS APURADOS
Professor Gilberto Diógenes, também é o presidente da federação dos trabalhadores municipais do Rio grande do Norte, FETAM/RN, que desenvolve um grande trabalho a frente daquela entidade. A composição de sua chapa foi muito bem escolhida, tinha na sua formação desde professor, asgs, motorista, agente administrativo, guarda municipal, agente de saúde. Foi realmente para contemplar todas as categorias, por isso a vitória foi tão expressiva; Parabéns Gilberto, e Assis, vocês mostraram que são fortes, o povo quer não tem poder, não tem sup-máquina da prefeitura como foi usado, eles mesmos sabem fazerem sua escolha.

VITÓRIA DO SINTRAPMA




Foi realizada ontem dia 26 de março , na sede da procuradoria regional do trabalho, em Mossoró, mais uma audiência tendo como pauta os processos seletivos dos agentes comunitários de saúde e dos servidores dos programas sociais do governos federal no município de Apodi, na mesma estavam presentes: o procurador do trabalho Dr. FÁBIO ROMERO ARAGÃO CODEIRO, o Presidente do SINTRAPMA; João Bosco Gomes , Dr. Lindocastro Nogueira de Morais, Representado os agente de saúde; Antonio Veríssimo, Ivete Oliveira e Francisco Valdez. Pelo Legislativo Municipal, os vereadores: Arnaldo Costa, Elíesio Gomes, Aurindo Gurgel, Ailton Deusimar, Nilson Fernandes e Eilson Targino. A audiência foi realizada mesmo sem a presença do prefeito municipal, que justificou sua ausência mandando um fax alegando compromisso, ainda assim o procurador questionou os presente se realmente o mesmo se encontrava na cidade e se tinha esse compromisso. Um dos vereadores, afirmou que o mesmo se encontrava sim, e que desconhecia tal compromisso, houve a insistência por parte do procurador se alguns dos presentes testemunhava em juízo, como ninguém quis se comprometer, o mesmo determinou que a audiência seria realizada sem a presença do poder executivo. Iniciada a mesma o procurador comunicou a todos, que tinha uma boa notícia para os agentes de saúde, pois a secretária SESAP/RN (secretaria de estado da saúde pública), respondeu a notificação feita pelo ministério público do trabalho, sobre os processo seletivos realizados pelos agentes de saúde nos anos de 1996 e 1999, confirmando através de uma declaração que os mesmo foram realizados dentro dos princípios da legalidade, anexando cópias de documentos comprovando os mesmo. O único questionamento por parte do advogado foi justamente por que a relação dos agentes só constavam 40 nomes, quando na realidade são 83, que fizeram os processos seletivos. Após uma rápida discussão entre os presentes, o procurador determinou que será feita uma nova notificação a secretária solicitando um relação completa.para os demais programas sociais do governos federal como(ABB comunidade,Peti, Psf e outros ), terá que ser feito concurso. Ficou agendado uma nova audiência para o dia 28 de maio podendo ser discutido esse assunto.

segunda-feira, 24 de março de 2008

NOVO CENÁRIO POLÍTICO

Assim como em Natal caminha para definição dos candidatos a Prefeito, que deveremos conhecer muito em breve, digo os apoiados pela governadora e pelo prefeito Carlos Eduardo, é muito provével que não chegaremos ao mês de abril, teremos uma definição de quem serão os candidatos a Prefeito em definitivo da terra de Poti, e seus respectivos apoiadores, com algumas surpresas, devemos ter uma " terceira força. O PC do B " que ontem comemorou seus 86, anos de partido, reduzindo assim seus números de candidatos a Prefeito de quatro para dois, ficando o Professor Flaviano Monteiro e José Maria. Há quem diga que o nome ideal para essa empreitada é o do empresários Zé Maria da Farmácia como é mais conhecido, diga-se de passagem bom nome, podendo perfeitamente desequilibrar o jogo. Nessa seara eleitoral, o P C do B, pode sair ganhando, Pois a médica Solange Noronha, que lançou sua candidatura há muito tempo está sendo atropelada por Célio Martins que se diz candidato oficial do prefeito, até mesmo por que os dois são filiados no mesmo partido, só tendo vaga para uma candidatura no PR. Se assim acontecer, afirmou ela, Drª Solange, em auto e bom som na convenção de ontem , se não for a candidata pelo o partido ao qual é filiada, ficará com o PC do B. O PV de Fábio Soares deverá seguir o mesmo caminho, O PT já falou que não fecha as portas para ninguém, podendo negociar com qualquer partido da base aliada, e outros partidos que também estão soltos podem se agregar a esse projeto. Isso tudo pode acontecer se a Governadora bater o martelo indicando um nome do PSB para compor a chapa do PR. Vandinho já antecipou que de jeito nenhum entrar nessa composição, tendo o prefeito no comando, pois tem lugar garantido no PMDB, de Gorete, que também pleiteia chegar a prefeitura em outubro. Esse é o provável quadro de candidatos para disputar a prefeitura. Podemos conhece-los antes da convenção de junho que omologarar os nomes de todos candidatos em definitivos. Nas eleições passada só foi definido alguns candidatos na última hora, e foi um Deus nos acuda, quem já estava com o nome lançado levou vantagem, pois teve mais tempo para trabalhar sua candidatura.

domingo, 23 de março de 2008

Entrevista de Mineiro ao Jornal Correio da Tarde




19.03.08

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) disse agora
há pouco que o debate em torno da escolha do nome que vai representar o partido
nas eleições de Natal não é "um debate de tendências internas do PT". Ele lembra
que se fosse assim, "eu venceria o pleito porque todas as outras tendências se
uniram no PED (Processo de Eleição Direta) e a nossa tendência venceu". Mineiro
falou agora pela manhã ao CORREIO DA TARDE sobre o lançamento da pré-candidatura
da secretária municipal de Planejamento, Virgínia Ferreira, a prefeito de
Natal.Mineiro se refere às prévias internas do PT em que a Articulação,
tendência da qual faz parte, venceu as eleições internas para a escolha dos
novos presidentes dos diretórios estadual e municipais. A Articulação venceu a
disputa em nível de Estado, em Natal e Mossoró."Todas essas tendências (que
apóiam o nome de Virgínia) estavam unificadas no PED e nós ganhamos. Mas a
questão não é aritmética", explicou, complementando: "O debate interno será
feito em torno dos projetos que o PT tem para Natal".Mineiro disse ser favorável
a um consenso, mas alertou que ainda não houve nenhuma conversa interna para
tratar do assunto. "Não há nenhuma dificuldade de fazer isso. Se for ela o nome
escolhido eu quero contribuir aonde ela achar que eu contribuo e se eu for o
escolhido eu tenho certeza que ela fará a mesma coisa".Fernando Mineiro
considerou "muito bom" para o PT o fato de existir uma outra pré-candidatura que
não seja apenas a dele. O deputado acredita que é uma oportunidade de "reanimar
o PT" e criar um clima de debate interno que "oxigena" a atuação política da
legenda.Mineiro disse que agora cabe ao diretório municipal de Natal marcar a
data das prévias internas. Como ainda não foram iniciadas as conversas, esse
compromisso precisa logo ser marcado apenas como forma de não atrasar o
processo. Se até o dia das prévias existir um consenso entre as
pré-candidaturas, evita-se a escolha direta.RegistroO prazo para o registro de
candidatura vai até segunda-feira que vem, dia 24. Até aqui, oficialmente,
existe apenas o registro da candidatura do próprio Mineiro. Antes dele,
especulava-se que a deputada federal Fátima Bezerra (PT) poderia se inscrever no
processo de escolha interna, porém ela preferiu abrir mão em torno do nome de
Virgínia Ferreira (veja entrevista abaixo).Lançamento de Virgínia é tentativa de
atrair apoio de CarlosO lançamento da pré-candidatura da secretária municipal de
Planejamento, Virgínia Ferreira (PT), é visto nos meios políticos de Natal como
a última tentativa do partido de conseguir o apoio do prefeito Carlos Eduardo
Alves (PSB). Sabedor de que não conseguiria atrair Carlos com o nome de Mineiro
e que a deputada federal Fátima Bezerra (PT) não tinha como derrotar o deputado
nas prévias, a legenda partiu para o "plano B".Virgínia é hoje uma das
auxiliares mais próximas de Carlos Eduardo Alves.Responsável pelo planejamento
de todas as grandes obras que Carlos realiza na capital, Virgínia tem o respeito
e o agradecimento do prefeito de Natal, que vê nela uma das principais
responsáveis pelo seu sucesso administrativo.Apesar disso, o PT não tem nenhuma
garantia de que isso possa se transformar em apoio. O nome de Virgínia é uma
aposta, que só o tempo dirá se vai vingar ou não."Ainda não sou candidata de
consenso", diz secretária A secretária de municipal de Planejamento, a
economista Virgínia Ferreira, disse ao CORREIO DA TARDE que o seu nome foi
lembrado por algumas tendências do Partido dos Trabalhadores (PT) como um
possível nome de consenso e não pelo partido como um todo. "Fui lançada como
pré-candidata, mas é preciso lembrar que existe outro bom nome, o deputado
Mineiro, que já declarou ser pré-candidato", informou Virgínia."Mineiro continua
candidato e eu vou me inscrever como pré-candidata para que no âmbito interno do
partido possamos iniciar as discussões. A escolha será diante de uma prévia, e
Mineiro, eu ou outro postulante pode sair indicado para disputar a prefeitura de
Natal", enfatizou. O prazo máximo para a inscrição de pré-candidaturas é o dia
24, segunda-feira, e os desdobramentos com relação à indicação do candidato, 20
dias após.Perguntada com relação à expectativa de poder vir a ser a prefeita de
Natal, Virgínia disse: "A minha experiência é como funcionária pública, como
economista, nos diversos órgãos em que trabalhei inclusive o Dieese". Com
relação a sua experiência política, informou que toda a sua militância foi na
elaboração de programas de governo do PT nas últimas três eleições. "Não tenho
tanta experiência, sou uma gestora, uma economista. Claro que nunca deixei de
fazer política, mas também nunca tive a experiência de um mandato",
ressaltou.ExperiênciaVirgínia Ferreira acha que estaria preparada para assumir o
cargo de prefeita de Natal. "Trata-se de uma experiência nova, mas que posso
contribuir bem com base nos meus conhecimentos acumulados sobre a cidade",
disse. Quanto ao apóio do prefeito Carlos Eduardo, declarou: "Somente o tempo
dirá se o prefeito Carlos Eduardo virá a apoiar uma possível candidatura minha,
mas, se meu nome for indicado irei, junto com o partido, em busca das alianças.
O caminho é longo e tudo vai depender da decisão soberana do PT. Insisto em
dizer, que temos excelentes nomes, como Mineiro, que tem se revelado ao longo
dos anos como um extraordinário parlamentar", lembrou. "No entanto, esse meu
reconhecimento não me exime de pleitear a candidatura para governar a cidade
onde nasci e trabalhei a minha vida inteira", encerrou.

sábado, 22 de março de 2008

Dia Mundial da Água reforça a agenda do saneamento básico

Fonte: Assessoria do Mandato Dep. Mineiro.

O dia 22 de março é conhecido, internacionalmente, como o Dia Mundial da Água. Este ano, a data tem como tema o saneamento básico. Para abordar o assunto sob o “guarda-chuva” dos recursos hídricos, a Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), realiza um grande evento em Manaus (AM), no próximo dia 28. O evento tem apoio também da Fundação Roberto Marinho, Petrobras e Itaipu Binacional.Hoje, pouco mais da metade (54%) dos domicílios brasileiros contam com a coleta de esgotos. As regiões hidrográficas com maiores coberturas – Paraná e Atlântico Sudeste – não alcançam o índice de 70%; no outro extremo, a região do Parnaíba conta com 4% de coleta de esgoto.Os esgotos domésticos estão na lista dos principais problemas observados em todas as regiões hidrográficas do País, comprometendo a qualidade das águas brasileiras. Esta constatação está no volume 1 do Caderno de Recursos Hídricos da ANA – Panorama da Qualidade das Águas Superficiais do Brasil. Segundo a publicação, os piores Índices de Qualidade de Água (IQA) estão nas regiões abaixo: - Região Hidrográfica do São Francisco: verifica-se que, além do rio das Velhas, os rios Verde Grande, Verde Pequeno e Gorutuba têm a carga orgânica lançada superior à carga assimilável;- Região Hidrográfica do Paraná: além do rio Tietê, os rios Piracicaba, Iguaçu e Meia Ponte têm problemas de assimilação de cargas orgânicas. Histórico da dataO Dia Mundial da Água foi instituído pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em 1993, atendendo às recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – a chamada Eco92. Desde então, todos os países celebram o dia 22 de março e buscam refletir sobre os problemas referentes aos recursos hídricos em suas nações, propondo alternativas e soluções para resolução dos problemas detectados.Para saber mais, acesse o hotsite www.ana.gov.br/aguasdemarco. Denise Caputo

sexta-feira, 21 de março de 2008

ERRATA:

- Em correção a uma matéria publicada na edição deste blog, no dia 17 de Março de 2008, entitulada "COMEÇARAM AS MUDANÇAS" e, onde se lêr: - Chico Paulo sentindo a perda do aluguel da DIRED, para Fábio Soares, estando escrito: "Não se conformou, correu lá para Simão, pedindo para não mexerem com êle".
OBSERVAÇÃO: Por um equívoco de digitação, cometido por minha pessoa, na ocasião em que eu preparava e construia a pauta da matéria em epígrafe, confesso humildemente, que NÃO ocorreu esse eventual deslocamento e empreitada do Velho e respeitado líder político do Município de Apodí - Sr Francisco Paulo Freire, conhecido popularmente como "CHICO PAULO", para com o líder também político Simão Nogueira Neto. Todavia, com relação à remoção da equipe da DIRED, para o prédio de Fábio Soares, este fato é público, notório e verídico.
- Portanto, a minha pessoa NÃO teve em hipótese alguma,o intuito em denegrir ou ofender a imagem do líder político de Apodí, Sr Francisco Paulo Freire - "CHICO PAULO".

Atenciosamente:
Professor - Evilázaro Morais

quinta-feira, 20 de março de 2008

CNTE comemora resultado da mobilização pelo piso

Sindicatos de trabalhadores em educação de todo o país atenderam à convocação da CNTE e apoiaram a Greve Geral pelo Piso, dia 14 de março. Várias atividades marcaram a data nos estados. Passeatas, atos públicos e assembléias foram realizadas como forma de pressionar parlamentares para a aprovação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) e demais projetos relativos à carreira e ao reconhecimento profissional dos educadores.
O Piso Salarial dos Educadores mais do que uma bandeira é uma necessidade de todos os trabalhadores em educação do país. O Projeto de Lei que trata do assunto no Congresso Nacional está em apreciação na Comissão de Tributação e Finanças da Câmara dos Deputados, não recebeu emendas e a perspectiva é de que passe pela Comissão nesta quarta-feira, 19 de março, restando apenas a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, antes de retornar ao Senado Federal. O próprio relator do projeto na comissão, Manoel Júnior (PSB-PB) não vê dificuldades para aprovação da matéria.
O projeto, ao qual a CNTE trabalha para incidir as propostas da categoria, prevê piso de R$ 950 em um regime de 40 horas semanais (28 horas para regência de classe e 12 horas-atividade), como base de referência à carreira para professores habilitados em nível médio. Cada estado e município deverá indicar o valor correspondente para quem tenha curso superior, especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado, assim como a evolução por tempo de serviço. Os municípios brasileiros que não tiverem condições de pagar o piso contarão com uma complementação orçamentária da União.
Outros dois projetos estratégicos para os trabalhadores em educação dizem respeito às diretrizes nacionais de carreira (PL 1.592/03) e ao reconhecimento dos funcionários de escola na LDB (PL 6.206/05).
A avaliação do movimento a favor do piso e dos projetos de carreira foi positiva, o que demonstra o descontentamento dos trabalhadores em educação com as disparidades regionais e a falta de isonomia profissional. Hoje, no país, existem cinco mil diferentes pisos salariais e estruturas de carreira para os profissionais em educação. Especificamente sobre o Piso, o valor estipulado varia de município para município e a distância entre um e outro pode passar de 400%. Nós da CNTE acreditamos que o movimento conseguiu chamar a atenção para a necessidade urgente da aprovação desses projetos, que, no caso do Piso, corre o risco de ficar para depois das eleições. Por isso vamos manter a pressão.

quarta-feira, 19 de março de 2008

REUNIÃO DA FETAM

Federação dos Municipais realizou reunião estratégica
A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM-RN) realizou, neste sábado (15) reunião ampliada de sua Direção e Sindicatos filiados. O evento reuniu dirigentes da entidade e várias lideranças sindicais de diversas regiões do estado, Leonildes Oliveira (SINDSERPIS), Vilma Viana (SINDISFRAN), Zilca Nunes (SIND. ÁGUA NOVA), Antonio Neves ( Sind. de Caicó), João Bosco ( Sind. de Apodi), Marilda e Francisco Assis ( SINDSERPUM) dentre outros, que se encontram para discutir as questões do movimento sindical em relação a esfera municipal.
A Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Rio Grande do Norte (FETAM) é uma entidade que tem como princípio a defesa intransigente dos direitos de seus associados e a concepção de um sindicalismo de classe e de luta, autônomo e independente.
Com oito anos de existência, a FETAM/RN atua organizadamente numa base sindical de 72 dos 163 municípios do Estado, inclusive sindicatos regionais, como é caso do SINDSERPIS – Sindicato Regional que envolve o município de Itaú e Severiano Melo. A FETAM conta atualmente com um quadro de mais 30 mil servidores organizados. Do ponto de vista da ação sindical concreta, o centro das preocupações da FETAM/RN está na manutenção dos direitos e conquistas trabalhistas e sindicais, na defesa do PCCS unificado para todos os municípios, na constituição do regime próprio de previdência municipal capaz de honrar seus compromissos previdenciários e na construção de um projeto de qualidade e gestão no serviço público, baseado na negociação coletiva.
A reunião foi realizada na sede do Seminário Santa Terezinha em Mossoró, onde durante todo o dia foram discutidos temas extremamente relevante para a categoria dos servidores públicos municipais. Foi deflagrada durante a reunião, a organização da Campanha Salarial Unificada – 2008 que tem como organizadores os sindicatos municipais de base, a FETAM e a CONFETAM – Confederação dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal. Essa campanha ganhará as ruas de diversas cidades do estado que conta com entidade sindical.
Nos Municípios de Itaú e Severiano Melo, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – SINDSERPIS, estará realizando essa campanha no início do mês de abril nas câmaras municipais, com presença de diversos servidores públicos. Como pauta de reivindicação, o Sindserpis estará lutando pela criação do PCCS unificado para todos o servidores; reformulação do Plano de Cargos dos professores de Itaú – onde há uma defasagem salarial; existindo complementação de salário para se chegar ao mínimo, enquanto outros não recebem tais complementações; aumento salarial compatível com o aumento de receita do fundeb dentre outros.
A reunião serviu também para a diretoria da Federação marcar o planejamento anual da entidade, que acontecerá nos dias 23 e 24 de maio na cidade de Caicó, onde na oportunidade a FETAM-RN, realizará um ato em praça pública.
postado por LEONILDES DE OLIVEIRA as 12:17:30 # 0 comentários
google_ad_client = "pub-6936257727992600"; google_ad_slot = "1408044322"; google_ad_width = 468; google_ad_height = 15;

REUNIÃO PARA ELABORÇÃO DO PCCR







Foi realizado hoje pela manhã na secretaria de administração na sede da Prefeitura Municipal, a segunda reunião da Comissão Paritária que irá elaborar o PCCR (plano de cargos carreira e remuneração), dos Servidores da Saúde do município. Na mesma estavam presentes os representantes do poder Público municipal: Maria Auxiliadora da Silva Maia, Secretária de Administração, Dr. Ivanildo e Genilson Pereira pela Secretária de Saúde. O presidente do SINTRAPMA, João Bosco Gomes e representando os Servidores da Saúde, Antonio Veríssimo, Agente de saúde. Dos que compõem a comissão só não se fez presente o poder Legislativo que é representado por Júnior Souza e Eliésio de Bom. A mesma teve início às 9:30hs com a leitura da Ata da reunião anterior por Genilson Pereira , depois assinada pelos os presentes, em seguida foi apresentada uma proposta preliminar elaborada pelo o poder executivo, desse texto base que servirá como parâmetro para nortear as discussões na comissão, podendo o mesmo receber emendas aditivas, supressivas ou modificativas etc. Segundo a Secretária Dodora, ela está determinada a elaborar um plano de cargo que atenda a todos Servidores da Saúde sendo que este era um sonho antigo da categoria. O presidente João Bosco, disse que é mais um avanço para valorização dos servidores, sendo que o mesmo poderá precisar ser debatido com a base receber algumas modificações, pois se trata de uma categoria numerosa que chega a ter aproximadamente duzentos servidores não podemos levar um plano de cargo pronto e acabado para ser aprovado pela categoria . A próxima reunião ficou definida para o dia 27 deste às 14 horas no mesmo local.



segunda-feira, 17 de março de 2008

POUCA CHANCE

Até agora ninguém sabe como vai ficar o quadro político em Apodi, cada dia muda o cenário mas acredito que logo muito em breve teremos uma definição. Muita gente se movimentando, querendo ser o candidato a prefeito, tem todo direito, a hora é essa, estamos chegando ao momento em que aqueles que pleiteiam uma vaga de vereador ou a tão cobiçada cadeira de prefeito tem que mostrar a cara.Ontem o PT foi procurado pelo PC do B para conversar, suponho tenha sido sobre eleições municipais. A executiva do PT, em uma rápida reunião decidiu que no momento não há clima, tendo em vista que existem várias arestas que precisam serem aparadas. Uma delas foi a recente eleição para a coordenação regional do SINTE,onde membros do PC do B se aliaram a várias forças políticas para derrotar a chapa encabeçada pelos Petistas, outro obstáculo é como vem sendo conduzido o FÓRUM de entidades, que aliás nem sei se ainda existe, porque hoje ninguem sabe o que é Fórum ou Partido, mesmo assim a decisão da executiva é de não fechar a porta para ninguém, com excessão do DEM e do PSDB, como determina a resolução do diretório nacional do partido. Ainda assim existe outro complicador que é a indefinição do PC do B, tendo em vista que até agora não se sabe quem é o seu candidato a Prefeito, e a falta de clareza do projeto político do mesmo.

COMEÇOU AS MUDANÇAS

Com aproximação das eleições de outubro, começa acontecer mudanças no quadro administrativo do governo do estado, logo, logo quem ocupar secretária ou outros cargos no governo do estado e tiver pretensão de ser candidato em outubro terá de deixar. Com isso abrirá vagas para outros, acomodando assim os insatisfeitos. Em Apodi os aliados de primeira hora como a governadora mesma chamou, aqueles que trabalharam em sua campanha desde o primeiro mandato e não ganharam nada, a choradeira era grande.Agora vai da certo! Chico Paulo que abocanhou tudo, perdeu um gordo aluguel da DIRED para Fabio Soares, ele sentido a perda não se conformou correu lá pra Simão pedindo para não mexerem com ele. Simão disse que nada podia fazer porque tudo aqui é de Pinheiro, através de Vober Júnior ele manda e desmanda na quilo que pertencer ao governo. É a força política do homem depois que passou pra outro lado. I

sábado, 15 de março de 2008

PROJETO LEI MODIFICA O ART. 61 DA LDB

COMISSÃO de constituição e justiça e de cidadania
PROJETO DE LEI No 6.206, DE 2005
Altera o art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com a finalidade de discriminar as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação.
Autor: SENADO FEDERAL
Relator: Deputado MAURÍCIO RANDS
I - RELATÓRIO
Cuida-se de projeto de lei oriundo do SENADO FEDERAL, de autoria da nobre Senadora Fátima Cleide, que modifica a redação do artigo 61 da “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional” de maneira a, nas palavras da autora, dar legalidade ao exercício profissional e enquadrar na perspectiva de formação pedagógica mais de um milhão de trabalhadores que atuam nas escolas de educação básica em funções não docentes mas de caráter pedagógico, como educadores.
Passam a ser considerados profissionais da educação escolar básica:
“I - os professores habilitados em nível médio ou superior em cursos reconhecidos de instituições credenciadas, para o exercício da docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio;
II – os trabalhadores em educação portadores de diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas, em exercício na educação básica;
III – os trabalhadores da educação, em efetivo exercício na educação básica, portadores de diploma de curso técnico ou tecnológico em área pedagógica ou afim.”
O texto original do artigo 61 constitui a base do parágrafo único.
A Comissão de Educação e Cultura desta Casa Legislativa aprovou unanimemente a proposição com emendas, nos termos do voto do Relator, Deputado Carlos Abicalil. As emendas, que foram resultantes do acatamento de sugestões do voto em separado do Deputado Átila Lira, retiraram as expressões “em cursos reconhecidos em instituições credenciadas” do inciso I e “em (efetivo) exercício na educação básica” dos incisos II e III; e trocaram o vocábulo “níveis” pela palavra “etapas” no parágrafo único.
Nos termos do artigo 32, IV, a, e 54 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, cumpre a esta Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania pronunciar-se acerca da constitucionalidade, da juridicidade e da técnica legislativa da proposição.
No prazo regimental, não foram apresentadas emendas ao projeto, que tramita sob regime de prioridade (RICD, art. 151, II, a) e está sujeito à apreciação conclusiva das Comissões (RICD, art. 24, II).
II - VOTO DO RELATOR
Os requisitos constitucionais formais da proposição foram obedecidos, tendo a União Federal competência legislativa sobre a matéria em exame (CF, art. 24, IX e §1.º); sendo a iniciativa parlamentar legítima, fundada no que dispõe o artigo 61 da Carta da República; e tendo sido o tema corretamente regulado por lei ordinária (CF, art. 59, III).


Inexistem, igualmente, quaisquer afrontas aos requisitos materialmente constitucionais. A própria Constituição Federal prevê ser livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer (CF, art. 5.º, XIII) e garante a valorização dos profissionais do ensino (CF, art. 206, V). Inocorrem-nos, pois, quaisquer reparos ao projeto em exame, no tocante à sua constitucionalidade.
Também no que se refere à juridicidade, inexistem conflitos com princípios ou o sistema jurídico como um todo, que pudessem barrar a sua aprovação por esta Comissão.
Quanto à técnica legislativa e redacional, entendemos que o projeto, tanto em seu formato original quanto após as emendas da Comissão de Educação e Cultura, obedece aos requisitos da Lei Complementar n.º 95, de 26 de fevereiro de 1998, que "dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, conforme determina o parágrafo único do art. 59 da Constituição Federal, e estabelece normas para a consolidação dos atos normativos que menciona", alterada pela Lei Complementar n.º 107, de 26 de abril de 2001.
Feitas essas considerações, e não dispondo esta Comissão de poder para se manifestar sobre o mérito neste caso concreto, votamos pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa do PL n.º 6.206, de 2005, tanto em sua forma original, quanto após as emendas da Comissão de Educação e Cultura.
Sala da Comissão, em de de 2008.
Deputado MAURÍCIO RANDS
Relator

2007_19964

sexta-feira, 14 de março de 2008

AS TRAPALHADAS DO FÓRUM

O fórum de entidade de Apodi que foi criado prometendo lutar e resolver os problemas do município se transformado em um partido Político, o P C do B que cada dia tropeça em seus erros, primeiro foi dizer que era apolítico partidário, hoje vemos todos juntos em uma agremiação, correndo atrás dos políticos tradicionais para fazer coligação, perdeu forças junto a governadora ao chegar ao ponto de criticar-la publicamente , como no dia que o secretário Canindé de França que esteve na rádio vale e o presidente Flaviano disse que a governadora estava devendo a Apodi fazendo outras cobranças em tom de critica , o secretário deu Le um puxão de orelha dizendo que no palanque que o PCdoB tivesse ninguém falava da governadora. Recentemente foi a demissão de Meire Feitosa, foram aos jornais e disseram que não aceitavam a demissão da mesma , ora meus amigos cargos de confiança é mantido por quem tem força política junto a governo , não decisão de fórum de entidades que sua obrigação é defender os problemas do coletivo da sociedade, não que eu queira que a moça seja demitida, mas é uma decisão política resolvido no âmbito da mesma. Foi uma trapalhada tão grande que o Fórum defendeu em todos os meios de comunicações a permanência da Agrônoma Meire, ou pelo menos que ficasse uma pessoa de Apodi, mas quando o rapaz que vai assumir chegou, ele que é filho do presidente da EMATER, O FÓRUM se reuniu com o mesmo em um lugar secreto e disse que o apoiava . Estão com duas conversa, para o público defende a permanência de uma pessoa de Apodi, no gabinete a conversa é outra. Isso pra quem quer crescer politicamente lançar candidato ou fazer coligações hem.Tem alguém que acredite neles? Na política o que vale é a palavra , se o camarada não falar a verdade não chega a lugar nenhum. E finalmente quem é que vai ficar na EMPARNE? o que pude colher de informações, é que esse rapaz vai ficar ai uns dias, enquanto Simão arruma uma pessoa pra substituí-lo, o que mostra que o ex-prefeito ainda tem prestigio junto a Governadora.

SEMANA SANTA

Sexta-feira, 14 de Março de 2008

[leia] Programação da Semana Santa 2008
Venha Participar e Celebrar Conosco esse momento de Fé em defesa da Vida
Dia: 16/03 – Domingo de Ramos07:00h – Benção e procissão de Ramos, saindo da capela de São Francisco até a Matriz08:00h – Missa de Ramos na Igreja Matriz19:00h – Missa na Igreja Matriz
Dia: 17/03 – Segunda-Feira19:00h – Confissão Comunitária na Igreja Matriz
Dia: 18/03 – Quarta-Feira19:00h – Missa no Conjunto IPE
Dia: 20/03 – Quinta-Feira Santa18:00h – Procissão do Encontro – A imagem do Bom Jesus dos Passos. Sairá do Centro do Idoso (conduzida pelos homens) e a imagem de Nossa Senhora das Dores. Sairá da Maternidade (conduzida pelas mulheres). Encontro em frente ao cemitério São João Batista.19:30h – Celebração da Ceia do Senhor, após Translação do Santíssimo Sacramento e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Dia: 21/03 – Sexta-Feira da Paixão 15:00h – Celebração da Paixão e Morte de Cristo16:30h – Ofício das Trevas (Caminhada do Silêncio com a imagem do Senhor Morto)Roteiro: Ruas: Governador Dix-Sept Rosado, Antônio Lopes Filho, Adrião bezerra, D. Pedro I, Tiradentes, Professor Antônio Dantas, Chegada a Igreja Matriz.
Dia: 22/03 – Sábado de Aleluia20:00h – Celebração da Vigília Pascal na Igreja Matriz
Dia: 23/03 – Domingo de Páscoa17:00h – II Caminhada da Paz e em Defesa da Vida, saindo do Centro do Idoso, passa nas Ruas: Antônio Lopes Filho, Adrião Bezerra, marechal Floriano, Chegada a Igreja Matriz19:00h – Missa da Ressurreição do Senhor na Igreja Matriz
O Padre Theodoro e a equipe de Liturgia desejam a todos os seus paroquianos uma Feliz Páscoa de Jesus
Feliz Páscoa!
às 3/14/2008 10:42:00 AM
Quem escreveu foi Janio Duarte 0 comentários

quinta-feira, 13 de março de 2008

PUBLICADO NO JORNAL DE FATO

Quando abri o jornal de fato hoje estava estampado em letras garrafais. Lula Eleva o PIBE e Enche A Mesa do Pobre, sinceramente foi a primeira vez que vejo um elogio desse tamanho ao governo Lula por um Colunista que não o simpatiza . Fiquei surpreso e ao mesmo tempo satisfeito porque é o reconhecimento também da classe média, muito embora ainda tímido, mas está chegando em todos os recanto desse país.
Vamos ao artigo!
Lula eleva o PIB enquanto enche a mesa do pobreO cidadão pode não gostar do presidente Lula da Silva, do PT e dos outros partidos que o apóiam, mas não deve tapar o sol com a peneira. É enorme o feito que ele ostenta a partir desta semana, quando se verificou que a economia brasileira cresceu 5,4% em 2007, alcançando o maior índice em três anos. Os governos militares que ostentaram índices elevados de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nunca conseguiram isto na mesma hora em que a comida se mostrava mais presente à mesa do brasileiro mais pobre

quarta-feira, 12 de março de 2008

A VERDADE SEMPRE APARECE

Não gostaria de voltar falar mais nesse assunto porque passado pra mim é passado, e o tempo é o senhor da verdade. Mas como fomos, tanto eu como o companheiro João Bosco atingido duramente por aqueles que sem nenhum escrúpulo, usaram e abusaram dos meios de comunicações diariamente,falando inverdades dizendo que usamos indevidamente celulares da Regional em nossos benefícios, soltamos cheque sem fundo e que tinha muitas contas para pagar. Hoje 12 de março, menos de três meses de uma nova gestão, ouço pela Rádio Vale, no Programa panorama Político o diretor da regional do SINTE de Apodi, dizer que o cheque de noventa reais foi dado para pagamento do jornal Gazeta do Oeste. O locutor Jairo César Perguntou pelas contas se ficou muitas, já que ele estava falando dos últimos seis meses de administração passada. Sabe qual a resposta dele? não ficou contas atrasadas.Finalmente a verdade está aparecendo, temos todas as prestações de contas dos oito anos que passamos a frente dessa entidade, todas as notas comprovando nossos gastos e todos os canhotos dos cheque que usamos com a data e a finalidade de seu uso. A
prestação do mês de dezembro esta pronta, será entregue em Natal como fizemos com as 95 que foi feita e estão arquivadas no escritório de contabilidade (SOCONTA), que funciona no terceiro andar de edificio na avenida Rio Branco em Natal. Não fomos irresponsáveis como tentaram passar essa imagem para a categoria , tivemos tanto zelo pela regional que elevamos uma arrecadação inferior a dois mil reais para quase quatro mil. Sendo que esse repasse da prefeitura de Felipe Guerra só pegamos dois meses, porque os funcionários do município só foi incorporado a regional no final do ano passado. No dia 2 de fevereiro foi postada uma matéria neste espaço, (esclarecendo os fatos) ainda está aqui, dizendo o mesmo que foi dito hoje na rádio mas que foi contestada, hoje finalmente começaram a falar a verdade.

ASSEMBLÉIA

Aconteceu hoje no auditório do CDL, uma assembléia geral extraordinária d o SINTRAPMA, com a participação de várias categorias: professor, Agente de Saúde, Vigilantes, ASDS e GARIS. Assembléia bastante representativa, onde foi discutida, diversos assuntos, dentre eles a aprovação da pauta salarial para o ano de 2008. Será reajuste salarial, implantação do plano de cargo carreira e salário dos servidores da saúde. Implantação do plano de cargo e carreira dos servidores do quadro administrativo geral, revisão do plano de carreira do magistério, prestação de contas do FUNDEB do ano de 2007, pagamentos do retroativos dos demais funcionários, pois está sendo paga em dias apenas o quadro do magistério ficando as outras categorias sempre atrasadas, quebrando assim um acordo feito com e sindicato na negociação do ano passado. Após muitas discussões e debates foi aprovado a pauta que será protocolada junto ao executivo.

terça-feira, 11 de março de 2008

AUDIÊNCIA DO SINTE/RN COM SEEC

RESUMO DA AUDIÊNCIA DO SINTE COM SEEC


Data: 07de março de 2008
Local: Sala de reunião do Gabinete da SEEC
Público:
SINTE- Janeayre Souto, Francineide Gomes, Canide Silva Rosália Fernandes João Oliveira,Vagne Doglas, Domingos Sávio,Fátima Cardos e Vera Lúcia .
SEEC- Marino Azevedo (Secretário Adjunto) e Pedro Guedes.

No início da audeiência o secretário adjunto Marino Azevedo justificou a ausência da secretaria Aana Cristina de Cabral Medeiros. Logo em seguida o SINTE/RN, protocolou ofíio número 042/08de 7 de março de 2008. O secretário adjunto Marino Azevedo, falou se possível valtaria a receber o sindicato até o dia 14 de março, antes da audiência para tratar da pauta restante do ofício 04/08.
Pontos Tratados:
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­Reposição salarial e criação do mecanismo de proteção salarialSEEC: não tratou desse ponto, ficando o mesmo para a próxima reunião.
SINTE/RE: mesmo não sendo tratado esse ponto o sindicato fez algumas exposições: por ocasião da implementação do PCCR do magistério, foi feito um encontro de contas, agora se faz necessário que se crie um mecanismo de proteção e de reposição salarial.

Enquadramento dos Professores por níveis e por Progressões Horizontais
SEEC: Não tratou desse ponto, ficando o mesmo para próxima reunião mas deixou o seguinte: logo que seja definido o piso nacional irão chamar o sindicato para discutir esse ponto.
SINTE/RN: Mesmo não sendo tratado esse ponto o sindicato fez algumas exposição: Existe o reconhecimento da própria SEEC sobre o enquadramento. é necessária que a secretaria se disponha a discutir esse ponto.

14º SLÁRIO
SEEC: Estão estudando como será feita a avaliação dos trabalhadores em educação do estado, quando concluírem esse estudo será feito um projeto de lei e em seguida a governadora encaminhará a Assembléia Legislativa. Ele será posto após o método da avaliação de desenpenho.A SEEC irá discutir uma política de avaliação de desempenho.
SINTE/RN: No dia 21 de dezembro de 2007, a governadora fez o anúcio. Se contrapôs a esse 14º salário afirmou que o desejo e o anseio da categoria não é receber gratificação e sim salário. O que a categoria espera e deseja é que o governo todos os seus direitos. Existe uma reação adversa por parte da categoria.


Jornada de Trabalho dos Funcionários Administrativos
SEEC: Estão encaminhando para as escolas a reedição de uma portaria que reafirma a carga horária dos funcionários administrativos de 8 horas diárias ou de seis horas corridas.


Reajuste do Salário Mínimo
SEEC: Confirma que o salário dos funcionários administrativos serão reajustados no mesmo percentual de reajuste do salário mínimo agora no mês de março.


Problemas com a GME
SEEC: Os funcionários que apresentarem problemasd com recebimentos da GME deve-se dirigir a SEEC, inclusive as escolas conveniadadas.


Pagamento dos Professores Nomeados em Setembro de 2000
SEEC: Existem várias situações. Dos 347 nomeados que foram nomeados, 268 estão com a situação regularizada e 79 tem problemas. Existem vários problemas de pagamento. Vão tentar agora em março regularizar a situação de todas as pessoas.


Pagamento de Retroativo de Janeiro a Setembro de 2007 aos 94 Diretores e Vice-Diretores
SEEC: São 89 diretores e vice-diretores que se encontram nessa situação. O governo transformou esses em função gratificada, para não dá acúmulo de carga horária.


Comissão de Licenças prêmios e Aposentadorias
SEEC: Estão sendo agilizadas até agora tivemos o seguinte quadro: até fevereiro de 2008, 211 aposentadoria de professor e 39 aposentadorias de funcionários, 07 exonerações, 07 readaptações, 07 falecidos. Licença Premio até fevereiro de 2008: 202 para professores e 56 para funcionários. Em 2007, foram registrado 895 aposentadorias de professor e 144 aposentadorias de funcionários.


Formação de Comissão- Plano Estadual de Educação.
SEEC: Vão retomar em maio essa discursão. A SEEC, pens em fazer igual ao formato realizado para o PAR.


Redução de Turmas, Turnos e Fechamento de Escolas
SEEC: Estão encaminhando para as escolas a reedição de uma portaria que reafirma a carga horária dos funcionários administrativos de 8 horas diárias ou de seis horas corridas.
SINTE/RN: O sindicato faz algumas ponderações incluve no tocant aos salários, recebido hoje

segunda-feira, 10 de março de 2008

PISO SALARIAL NACIONAL

CNTE pede empenho do novo presidente da Comissão de Finanças à aprovação do piso



O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Roberto Franklin de Leão, enviou ofício pedindo empenho do novo presidente da Comissão de Finanças e Tributação Câmara dos Deputados, deputado Pedro Eugênio (PT/PE), à aprovação do Projeto de Lei do Piso Salarial Nacional para os Profissionais do Magistério da Educação Básica.
A matéria encontra-se em tramitação naquela comissão, sob a relatoria do deputado Manoel Júnior (PSB/PB) e ainda precisa ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, antes de retornar ao Senado Federal. O prazo para apresentação de emendas ao PL 7.431/06, na Comissão de Finanças já foi, inclusive, esgotado.
Leão relatou que em fevereiro, uma comissão da CNTE se reuniu com os presidentes da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT/SP) e do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN) e ambos se comprometeram em agilizar a tramitação da matéria. Também o Presidente Lula garantiu editar uma Medida Provisória para o piso, caso o Congresso não aprove o projeto até maio.

sábado, 8 de março de 2008

Governo quer priorizar participação da mulher nos espaços de poder


A ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, anunciou na Câmara, que o governo Lula lança nesta quarta-feira (5) o segundo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Segundo ela, terá destaque no plano um eixo de ações voltado para a participação feminina nos espaços de poder.

A ministra participou da comissão geral em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que ocorre no plenário da Câmara. Ela disse que a função do governo nesse dia é prestar contas de suas atividades e anunciar políticas públicas em benefício da melhoria da qualidade de vida das mulheres.
Nilcéa também pediu que a votação do Orçamento pelo Congresso garanta recursos de R$ 1 bilhão destinados ao enfrentamento da violência praticada contra as mulheres em quatro áreas: consolidação da Lei Maria da Penha em âmbito nacional; garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres; combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres; promoção dos direitos humanos das mulheres que vivem encarceradas.
A subsecretária especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Carmem Silveira de Oliveira, afirmou que a luta pelos direitos da mulher deve incluir a proteção das meninas contra a exploração sexual. Segundo ela, as novas gerações de mulheres enfrentam hoje o problema da erotização precoce das crianças, que não só encurta a infância mas também empurra as adolescentes a procurar a exploração sexual como forma de reconhecimento social.
Carmem afirmou que o disque 100, que recebe denúncias de exploração sexual, já recebeu mais de 940 mil denúncias desde 2003. Ela informou, porém, que essas denúncias, que chegam às autoridades locais responsáveis em 24 horas, muitas vezes não resultam em punição.
Herilda Balduíno, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, disse que a Lei Maria da Penha deve ser alterada. “Eu, como advogada, vejo que não mudou em nada a violência contra a mulher”, disse. Ela sugeriu que os tribunais de Justiça se aparelhem para efetivar a proteção às mulheres prevista pela Lei Maria da Penha. A advogada também lamentou que, apesar dos avanços, ainda é pequena a presença feminina nos órgãos de Poder.Agência Informes (www.ptnacamara.org.br)
Versão para Impressão Comentários Enviar para um amigo

sexta-feira, 7 de março de 2008

REUNIÃO DO PT

Reuniram-se nesta sexta feira parte da Executiva do PT, para discutir os rumos que o partido deve tomar tendo em vista as eleições desse ano, ficou certo de que primeiro vamos fazer um grande encontro com todos os seus filiados e simpatizantes, para daí tirarmos uma posição de fazer coligação ou seguir com candidato próprio pois como o PT sempre participou de eleições municipais sem se preocupar com o resultado das urnas, esse ano temos bons nomes para disputar o pleito como o de: Joseraldo Dr. Lindocastro, João Boscos Gomes, Evangeliste e outros. Mas vamos conversar com o PAN e PSL, que se mostram interessados em conversar conosco estamos disposto a fazer aliança nas candidaturas proporcionais, isso não impede também de conversar com outros partidos para majoritaria pois todos os que fazem parte da base do governo Lula é possível fazer coligação, menos o DEM , PSDB. O PT por seu tempo de existência em Apodi já tem uma história, mesmo não tendo elegido ainda candidato aqui em Apodi,está no governo, tem dois Deputados atuantes que estão deixando sua marca em nossa cidade com a deputada Fátima Bezerra que está trazendo essa grande obra que é o CEFET, será nessa linha de pensamento que vamos levar em nossos pronuciamentos aos eleitores de Apodi, e acredito que a população vai entender porque a deputada vai vir para afirmar isso no palanque que estivermos.

SINTRAPMA se Rune Com Secretários

Finalmente aconteceu a tão esperada reunião do SINTRAPMA, com a Prefeitura para discutir Plano de Cargo Carreira e Remuneração da Saúde, foi a primeira reunião com esse objetivo, mas avançou e ficou marcada outra para o dia 19, de março. Na reunião de hoje,(sexta feira sete de março), estava presente, a Secretária de Administração Maria Auxiliadora da Silva Maia (Dodora), Dr. Janilson representando a Secretaria de Saúde. E representado o Legislativo estava presente dois vereadores; Júnior Souza e Eliézio de Bom. Pelo Sindicato dos Servidores municipais estava o Presidente João Bosco Gomes e Antonio Veríssimo Agente de saúde. A reunião aconteceu na secretária de administração teve início às 9.30hs e se estendeu , mas foi muito proveitosa ficou certo de até quinta feira vai ser elaborado uma proposta que será levado e apresentada para a categoria.Segundo o Presidente João Bosco, não é somente o plano de cargo da Saúde que vai ser feito. O da Educação, precisa ser Revisado e o do resto dos funcionários que estão também na pauta de reivindicação do Sindicato. O importante é que estamos conversando, depois de mais de um ano de atraso parece que agora reconheceram que é uma luta justa e vamos chegar a um entendimento. Mas aluta quem faz somos nós, trabalhadores e trtabalhadoras não parrá. falou presidente do Sindicato João Bosco, logo na próxima semana dia 12 deste teremos uma Assembléia com todos os servidoresàs 9:30hs no CDL- para discutir campanha salarial 208, e dia 14, que é o dia da parada nacional dos trabalhadores em educação, també o sintrapma vai sie movimentar devendo pará também.

Ponto de vista





1. O Governo chamou todos os prefeitos para uma conversa nesta quinta feira e o assunto foi política, mas também teve o repasse de convênios, o que fortalecendo cada vez mais.Aquele que se chamava de “cheque reforma”, que dá voto como todo em época de eleição mudou de nome, agora é acessibilidade, e pinheiro vem trazendo “ ele no bolso”,é o fraco!



2. O ex prefeito Simão, que até agora não teve acesso a nado do governo, muito embora seja o homem que tem voto do lado da oposição, mandou uma carta se lamentado e dizendo que está abandonado, gostaria de que fosse ouvido como presidente do PSB. Mas é como diz o Deputado Genoino Neto, quando o sujeito não tem mandato nem o vento Bate nas costas.

3. Ouvindo o Programa do radialista Fábio Soares, Hora do Povo se não me engana é o nome do programa, escutei Dr. Solange dizendo que através do Deputado João Maia arrumou verbas para duplicar a ponte que vai desafogar o transito da cidade. Falando como se fosse uma grande obra, tanto ela como o radialista, vejam só, com essa nova medida tomada pelo governo de não mais vender bebido alcoólicas nas margens da BRs, as cidades estão fazendo anel viários, ou seja desviando o transito por fora das cidades. Aqui no RN , temos Patu, Pau dos Ferros, Mossoró e outras , Porque não desviar essa BR 405,que corta a cidade ao meio causando transtorno com movimento de carreta diariamente. Essa visão atrofiada de administrar é a mesma do prefeito Pinheiro que em vez de fazer uma escola em um terreno onde pudesse murar não fez, está sendo construída em um canteiro no meio de um conjunto onde as crianças quando botar o pé fora da sala de aula é no meio da rua, correndo sério risco de serem atropeladas.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Bastidores Político

Nova reviravolta na política apodiense, é que depois da convenção do PMDB, acirrou se os ânimos e começou a disputa pra valer nos bastidores de um lado o PR,do Prefeito Pinheiro no comando, e do outro os Bcurais com Agostinho Pinto e Klinge, só que tem uma diferença, o rolo compressor por parte do prefeito não está pra brincadeira já faz estragos em vários alados. Ele bem que avisou quem se metesse com ele seria esmagado, é que o homem está com tudo, a máquina do município na mão é no estado tem muita influência junto ao secretário do governo Wober júnior o que não é pouca coisa, o que ele quiser no estado consegue.Pois Bem tenho noticia que está vindo do olho do furacão político de que Simão fraquejou, não aceitando as propostas que lhe foi oferecidas segundo alguns avaliam que não era tão rui, uma vaga de vice prefeito e outros apoios, e até o pouco que tem está sendo tirado. Sua indicação para EMPARN , Meire Feitosa acaba de ser demitida, será uma forma de pressão? Pelo outro lado acredite, Pinheiro está negociando com Vandinho, mesmo contra os seus familiares,alguns que tem magoas antigas,etc. Mas a política é uma dinâmica , já dizia Leonel Brizola,é preciso engolir muitos sapos pra permanecer no mundo político.Isto é só o começo E o PT, as propostas que tem recebido? Várias, mas está meio escabreado, pois existe um ditado que diz que gato escaldado tem medo de água fria. Seus dirigentes diz que só faz uma coligação agora se for prá valer, pelo menos com um partido que chegue até a disputa ,e não mude de rumo no meio do caminho como aconteceu em 96, quando o PT fez uma coligação com o PSDB. João Bosco Gomes pelo PT candidato a Vice e Pedro Terceiro Melo a Prefeito era a terceira força. Do outro lado do verde; Vandinho apoiado pelo prefeito pinheiro e do lado do vermelho tradicional; Fabio Soares e Solage.Resultado faltando três dias, Terceiro subiu no palanque de Fábio decepcionando a todos que trabalharam e fizeram sua campanha durante dois ou três meses. Vndinho ganhou as elelições , o PT foi punido pelo diretório estadual , que tinha sido alertado para não fazer a coligação,na época com o PSDB- porque não fazia parte do arco de aliança do PT. Mesmo assim Terceiro ainda tirou 149, votos para prefeito. O cadidato do PT, a vereador que era Eron tirou 338 votos , foi um verdadeiro desastre na campanha. E o PT disse que não cai mais nessas Arapucas políticas.

terça-feira, 4 de março de 2008

SINTE RN

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DIRETOR E CONSELHO FISCAL DO SINTE/RN – GESTÃO 2006-2009

COORDENAÇÃO GERAL
João Maria de Oliveira
Maria de Fátima O. Cardoso
José Teixeira da Silva

DIRETORIA DE ORGANIZAÇÃO
Janeayre Almeida de Souto
Olívia Florêncio de Carvalho
Maria de Fátima Costa

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
Eliane Bandeira e Silva
João Pessoa
Maria Luzinete Leite de O. Pinto

DIRETORIA DE LEGISLAÇÃO E DEFESA DO TRABALHADOR
José Evilázaro de Morais
Vera Lúcia Alves Messias

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
Wagner Douglas A. do Nascimento
Domingos Sávio Silva de Oliveira

DIRETORIA DE RELAÇÕES SINDICAIS E INTEIOR
Francisco Canindé da Silva
Francisco de Assis da Silva

DIRETORIA DE FORMAÇÃO SINDICAL E EDUCACIONAL
Josué Damasceno Pereira
Maria do Socorro Freitas

DIRETORIA DE CULTURA E LAZER
Anselmo de Oliveira Pamplona
José Rômulo Arnaud Amâncio

DIRETORIA DE ORGANIZAÇÃO DA CAPITAL
Francineide Pereira Gomes
Miguel Salustiano de Lima
Rosália Maria F. da Silva






COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DIRETOR E CONSELHO FISCAL DO SINTE/RN – GESTÃO 2006-2009

DIRETORIA DE RELAÇÃO DE GÊNERO
Maria Inês de Almeida Morais
Maria Vicência A. dos Santos

DIRETORIA DOS APOSENTADOS
Marlene Sousa de Moura
Maria Beatriz de Lima

DIRETORIA DE ORGANIZÃÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO
Fábio Barbosa de Oliveira
José Aldeirton Pereira


SUPLENTES DO CONSELHO DIRETOR
Humberto Arnaud Mendes
Jorge Mario Pereira dos Reis
Milton Urbano Aires
Miriam Estevam de Freitas
Inalda Lira Carvalho
Francisco Alves Fernandes

CONSELHO FISCAL
José de Anchieta Padilha de Brito
Lúcia de Fátima F. de Oliveira
Rosângela Teixeira da Câmara

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL
José Emerson E. da Silva Franscelino
Marcos Venício P. de Vasconcelos
Marizete Paulino de M. Amorim

Desenvolvimento

Brasil só integrará grupo dos desenvolvidos se investir em educação,diz Lula


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta terça-feira (4) que o Brasil só integrará o grupo dos países desenvolvidos se investir em educação. "O Brasil só entrará no mapa dos países desenvolvidos se fizermos um forte investimento na educação, na ciência e na tecnologia", afirmou ao participar da inauguração do Centro de Nanotecnologia César Lattes, em Campinas (SP).
O presidente Lula lembrou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltado para a ciência e tecnologia, lançado no ano passado, vai investir R$ 41 bilhões até 2010.
O presidente afirmou que o programa de ciência e tecnologia brasileiro está em pleno desenvolvimento porque foi construído com a participação de pessoas comprometidas com o setor.
"Há muito tempo o Brasil não via um programa de ciência e tecnologia tão arquitetado, trabalhado com centenas de cabeças, milhares de mãos, vários ministros e cientistas", disse.
Lula citou ainda o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que vai aumentar de 12 para 18 o número de alunos por professor nas universidades federais, com aumento de 20% no repasse de verbas para as instituições.
"Isso vai permitir que possamos colocar, até 2010, mais 400 mil jovens nas universidades federais brasileiras".
O centro de nanotecnologia reúne um conjunto de laboratórios para estudar as propriedades atômico e moleculares das matérias.As atividades na unidade darão ênfase ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas e são resultado da evolução de um programa de pesquisa em micro e nanotecnologia que vem se consolidando desde 1999

segunda-feira, 3 de março de 2008

Reforma Tributária

NOTÍCIAS
03/03/2008 - 09:10
Tamanho da letra A- A+
Lula afirma que reforma tributária representa maior distribuição de renda


A reforma tributária significa mais distribuição de renda. nesta segunda-feira (3) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no programa de rádio Café com o Presidente.
Lula disse que o Brasil precisa de um sistema tributário mais justo que simplifique a arrecadação e a forma de o contribuinte pagar os impostos. Para o presidente, a reforma acabará com a chamada guerra fiscal que se dá entre os estados e fará o país crescer.
“O dado concreto é que nós precisamos pensar no Brasil, ter uma política tributária correta para o Brasil, justa para o Brasil, se porventura algum estado tiver algum prejuízo, nós temos tempo de fazer um ajuste com política de compensação, até esse estado encontrar o equilíbrio da arrecadação que ele precisa e seja justa para ele”, disse o presidente.
Lula espera ver a reforma tributária aprovada ainda este ano para que o governo apresente ao Congresso Nacional a política industrial que, segundo ele, também prevê desoneração. Ele acredita que uma política tributária mais justa criará um círculo virtuoso que começa com a cobrança de menos imposto e leva ao incentivo à produção, ao surgimento de empresas, à geração de empregos, a mais salário, mais consumo e mais renda. “É essa a roda gigante de uma economia saudável como está a nossa e é por isso que estamos fazendo a reforma tributária num momento importante do Brasil”, afirmou.
O presidente Lula comentou ainda a amplitude do Territórios da Cidadania, programa lançado na semana passada em que municípios com baixo índice de desenvolvimento vão receber diversas ações e serviços do governo. “Significa que nós vamos detectar os problemas nesse município e chegar com um conjunto de políticas de Estado naquele município: o Bolsa Família, o programa Luz para Todos, o crédito Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], política de saúde, tratamento de água, tirar documento das pessoas, registrar identidade e carteira profissional, ou seja, é um conjunto de políticas que vai permitir que mais rapidamente a gente possa fazer essas pessoas conseguirem sua cidadania”, explicou.
O programa atenderá cerca de mil municípios distribuídos em 60 territórios. O presidente Lula enfatizou que a escolha foi feita com base nas necessidades desses municípios e que sua execução envolverá prefeituras de todos os partidos políticos. “O que é mais importante é que a população também vai participar, porque serão formados os Conselhos Territoriais e a comunidade vai participar da discussão dos planos de desenvolvimento”, destacou.

domingo, 2 de março de 2008

Convenção


Grande movimentação na política Apodiense com a convenção do PMDB, em nossa cidade que teve início às dez hora da manhã desse sábado dia primeiro de março e terminou as vinte e uma horas com a presença de nomes de peso como o de ; Garibal Alves presidente do Senado, a terceira pessoa mais importante da República do Brasileira, mas também esteve presente; Deputado Valter Alves, Leonardo Nogueira e o Secretário do DNOCS, ex Deputado Elias Fernandes. De Apodi o PMDB tradicional estava em peso, o que mostra que a candidatura de Gorete a cada dia se consolida , os discursos foram bons, tendo momentos inflamados mandando recado direto para aqueles que deixaram o partido, principalmente para o Prefeito Pinheiro, Agostinho Pinto foi que bateu muito, como também Elias Fernandes, falou de traição e bateu duro porque também segundo suas palavras foi traído em Apodi,Dr. Leonardo se comprometeu ajudar na campanha de Gorete, Valter Alves agradeceu os mais de três mil votos que recebeu do eleitores de Apodi,e Garibalde se lançou candidato a Governador em dois mil e dez. Muito aplaudido o Senador disse que tem um grande projeto para aproveitamento da águas da Barragem de Santa Cruz,segundo ele é coisa pra logo, e algo em torno de duzentos milhões de reais, um valor maior deque o da construção da Barragem e que vai gerar vinte mil empregos diretos, prometeu também trazer a um campi da UFESA, sendo que já está bem encaminhado dependendo apenas de alguns reajustes. Com essas palavras deixou algumas preocupações porque pelo visto vai vir direto sem intermediário, como fica o movimento do pessoal que tanto lutou para que seu nomes fique gravado e apareça na placa de inauguração? Mas essas coisas é assim mesmo,o importante é que nossa cidade ganhe esses benefícios que com certeza irá alavancar o desenvolvimento da cidade e região.